Telessaúde no contexto da pandemia da COVID-19: revisão de escopo

revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.1015

Palavras-chave:

Telemedicina, Infecções por coronavirus, Pandemia, Serviços de Saúde, Tecnologia da Informação

Resumo

Objetivo: Analisar as publicações científicas disponíveis na literatura que descrevem a telessaúde no contexto da COVID-19. Métodos: Revisão de escopo da literatura seguindo seis etapas. A pergunta norteadora foi: “Quais as publicações científicas disponíveis na literatura que descrevem a telessaúde no contexto da COVID-19?”. Utilizou-se os descritores “COVID-19”, “Coronavirus” e “Telemedicine”. A pesquisa ocorreu nas seguintes bases: MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, COCHRANE, WOS, LILACS, SCIELO e PUBMED.  Resultados: Foram identificados 474 artigos nas buscas nas bases de dados, após a análise, resultou-se uma amostra de 31 artigos. Foram organizadas as seguintes categorias: recursos tecnológicos; potencial e benefícios; desafios e obstáculos; e estratégias de implementação.  Conclusão: A telessaúde pode ampliar o acesso e levar assistência remota sem expor os profissionais da saúde, reduzindo o risco de contágio à COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathanael de Souza Maciel, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE, Brasil.

Gutemberg dos Santos Chaves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE, Brasil.

 

 

Davide Carlos Joaquim, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza

Enfermeiro. Doutorando em Ciências Morfofuncionais. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

 

 

Francisco Jardsom Moura Luzia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE, Brasil.

 

Edmara Chaves Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira

Médica veterinária. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE, Brasil. 

Downloads

Publicado

07-06-2021

Como Citar

1.
Ferreira D da S, Maciel N de S, Chaves G dos S, Joaquim DC, Moura Luzia FJ, Costa EC. Telessaúde no contexto da pandemia da COVID-19: revisão de escopo: revisão de escopo. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 7º de junho de 2021 [citado 29º de março de 2024];95(34):e-021087. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1015

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO