Úlcera de pé diabético

Relato de experiência de tratamento em internação domiciliar

Palavras-chave: Diabetes Mellitus, Úlcera Diabética do Pé, Cicatrização

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência do tratamento de úlcera de pé diabético realizado em domicílio na cidade de Salvador Bahia no Brasil e retratar a importância da assistência de enfermagem de forma sistematizada para um bom prognóstico da lesão. Métodos: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que apresenta o tratamento de úlcera de pé diabético realizado em domicílio na cidade de Salvador Bahia no período de 26 semanas. Resultados: Inicialmente foi realizada a inspeção do membro inferior e avaliação da lesão para identificar as suas características e para seleção da cobertura. Foi utilizado como cobertura primária: compressa de polihexametileno biguanida (PHBM) 0,2% com troca a cada 48 horas e Hidrogel com alginato com troca a cada 48h. A epitelização completa da lesão aconteceu em 26 semanas de acompanhamento de enfermagem. Conclusão:  A importância do cuidado integral durante a assistência hospitalar, bem como, do acompanhamento da usuária e da ferida no âmbito domiciliar pela equipe de enfermagem, assim como a educação continuada oferecida a esta paciente, colaboraram para a eficácia do tratamento e a qualidade da assistência prestada.

Biografia do Autor

Amanda Cibele Gaspar dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestranda, Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Enfermagem Oncológica, Faculdade Dom Alberto. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ética, Exercício da Enfermagem - Exerce /UFBA. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética. . 

Caren Leticia de Souza Milani

Enfermeira. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulta e Pediátrica pela FACIMED/ RO. Emergencista pela modalidade residência em Urgência/Trauma UNESC/ RO.

Fernanda Matheus Estrela, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Rose Ana Rios David

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Bahia

Darci de Oliveira Santa Rosa, Universidade Federal da Bahia

Profª Titular, Doutora em Enfermagem, Pós Doutora em Bioética/ Polo Açores-PT . Lotada na Coordenação Acadêmica de ENF-UFBA/ Prof Permanente PPGENF /UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Ética e Exercício da Enfermagem - EXERCE - UFBA/CNPQ.

Tamires Jesus Sousa, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestranda pela Universidade Federal da Bahia.

Publicado
2021-04-02
Como Citar
1.
Santos ACG, Milani CL, Estrela F, David RA, Santa Rosa D, Sousa T. Úlcera de pé diabético. REAID [Internet]. 2abr.2021 [citado 17abr.2021];95(34):e-21046. Available from: http://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1046
Seção
RELATOS