Análise da produção científica internacional sobre lesão por pressão e uso de colchões: estudo bibliométrico

Analysis of the international scientific production on pressure injury and use of mattresses: bibliometric study

Palavras-chave: Lesão por Pressão, Prevenção & controle, Enfermagem, Leitos, Bibliometria

Resumo

Este estudo objetiva mapear a produção científica internacional sobre lesões por pressão e colchões. Realizou-se um levantamento bibliométrico e cientométrico utilizando os termos de busca: “pressure ulcer*”, “mattress*” e “beds” na base de dados Web of Science/Clarivite Analytics, entre os anos 1991 e 2017. Após filtros de refinamento, encontramos 310 registros de publicação em 139 periódicos distintos. Os principais resultados das análises foram a quantidade de artigos em evolução; os top journals da temática; autores com maior número de publicações; artigos publicados por áreas de estudos e os artigos mais citados. Os resultados das citações globais e locais foram analisados e discutidos como meio de difundir o conhecimento produzido acerca da evolução tecnológica sobre os colchões versus a relação pressão corporal e o surgimento das lesões por pressão.

Biografia do Autor

Francisca Cecília Viana Rocha, Centro universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira. Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Enfermeira do Hospital Getúlio Vargas, Docente do Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina (PI), Brasil.

Mario Oliveira Lima, Universidade do Vale do Paraíba

Fisioterapeuta. Doutor em Engenharia Biomédica. Docente na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), São José dos Campos (SP), Brasil.

Fernanda Kaline Nogueira dos Santos, Unidades Integradas de Pós-graduação

Enfermeira. MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, Unidades Integradas de Pós-graduação, Teresina (PI), Brasil.

Lucas Pazollinni Viana Rocha, Hospital Infantil Albert Sabin

Médico Cirurgião Geral. Residente de Cirurgia Pediátrica, Hospital Infantil Albert Sabin, Fortaleza (CE), Brasil.

Publicado
2019-09-30
Como Citar
VIANA ROCHA, F.; LIMA, M.; GOMES, A.; NOGUEIRA DOS SANTOS, F.; VIANA ROCHA, L. Análise da produção científica internacional sobre lesão por pressão e uso de colchões: estudo bibliométrico. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 30 set. 2019.