Análise do Equivalente Metabólico (MET) sobre a composição corporal, a capacidade funcional e o número de quedas dos idosos participantes dos jogos municipais da pessoa idosa de São Paulo.

Metabolic equivalent analysis (MET) on body composition, functional capacity and number of falls of old participants of the municipal games of the city of São Paulo

  • Mayra Santos Silva Unifesp
  • Marcia Regina Tedeschi
  • Mauro Ferreira
  • Guiomar Silva Lopes
Palavras-chave: capacidade funcional, cognição, envelhecimento e esporte

Resumo

O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil, porém na literatura há uma escassez de artigos sobre os verdadeiros benefícios funcionais e cognitivos da prática amadora e profissional esportiva em idosos de diferentes perfis socioeconômicos. Sendo assim, o objetivo foi avaliar as características socioeconômicas, físicas e funcionais dos idosos participantes dos jogos municipais da pessoa idosa no ano de 2015 e o papel da pratica esportiva. A amostra foi constituída por 181 idosos inscritos nos jogos de 2015. Foi utilizada uma avaliação geriátrica associada a testes específicos para flexibilidade e força. Os resultados indicaram uma predominância feminina com idade média de 69,6 anos. A idade, o gênero, a cor de pele, a renda e escolaridade foram determinantes para escolha das modalidades esportivas e para as demais variáveis, como desempenho cognitivo e funcional. As queixas de sono (fragmentação e aumento do tempo de latência) apresentaram-se frequentes entre a população. O número de quedas apresentou associação positiva ao risco de depressão. A cognição se relacionou negativamente com depressão. O número de medicamentos utilizados por dia correlacionou-se com a idade, Epworth e quedas, ou seja, conforme aumenta a idade, aumenta o consumo de medicamentos diários, aumenta a sonolência e o número de quedas. Os dados aqui apresentados sugerem que a idade e os fatores socioeconômicos influenciam na prática esportiva e o processo de envelhecimento e as alterações fisiológicas continuam a acontecer mesmo em idosos praticantes de exercícios físicos.

 

Publicado
2019-09-26
Como Citar
SILVA, M.; TEDESCHI, M.; FERREIRA, M.; LOPES, G. Análise do Equivalente Metabólico (MET) sobre a composição corporal, a capacidade funcional e o número de quedas dos idosos participantes dos jogos municipais da pessoa idosa de São Paulo. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 26 set. 2019.