O enfrentamento do câncer fora de possibilidade terapêutica: uma revisão integrativa

Coping with cancer out of therapeutic possibility and its impact on nursing care interventions: an integrative review

  • Wanderson Paiva dos Santos Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
  • Isadora da Silva Ribeiro Centro Universitário UDF
  • Francisca de Kássia Ferreira da Silva Centro Universitário UDF
  • Aline Isabella Saraiva Costa de Souza Abreu Centro Universitário UDF
  • Mariana Rodrigues da Silva de Menezes Centro Universitário UDF
  • Maria Luiza Rêgo Bezerra Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Neoplasias. Adaptação Psicológica.

Resumo

Objetivou-se identificar quais são as principais estratégias de enfrentamento apresentadas por pacientes em cuidados paliativos oncológicos. Trata-se de uma Revisão integrativa nas bases de dados MEDLINE, BDENF – Enfermagem, LILACS e IBECS – ES em artigos nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2015 a 2019, selecionando-se 11 artigos por meio de leitura exploratória e crítica dos títulos, resumos e resultados alcançados nos estudos. Foram identificadas estratégias de enfrentamento, tais como enfrentamento familiar, religioso, autoculpa e adaptação, com prioridade ao enfrentamento religioso. No entanto, houve predominância do coping religioso positivo. Os estudos apresentaram diferenças em relação à metodologia e instrumentos utilizados. Emergiram categorias de enfrentamento positivo, negativo e recursos relacionados à rede social de apoio do paciente. A religião/espiritualidade e a rede social de apoio foram as principais estratégias de enfrentamento apresentadas pelos pacientes em cuidados paliativos oncológicos.

Biografia do Autor

Wanderson Paiva dos Santos, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2019), onde atuou como Monitor Voluntário das disciplinas de Processo do Cuidar em Enfermagem, Epidemiologia, Anatomia Humana e Oncologia, além de exercer a função de Secretário da Liga Acadêmica de Oncologia LAONC - UDF. Atualmente é pós-graduando em Cuidados Paliativos e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2020) e docente no Instituto Técnico Madre Teresa, onde ministra a disciplina Saúde Pública.

Isadora da Silva Ribeiro, Centro Universitário UDF

Enfermeira (Centro Universitário do Distrito Federal).

Francisca de Kássia Ferreira da Silva, Centro Universitário UDF

Enfermeira (Centro Universitário UDF)

Aline Isabella Saraiva Costa de Souza Abreu, Centro Universitário UDF

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (2018), Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2014), Especialista em oncologia pelo IBPEX (2012) e Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Atualmente, é Professora Assistente do curso de Enfermagem do Centro Universitário UDF, Coordenadora da Liga Acadêmica de Oncologia do UDF (LAONC - UDF) e Militar Temporária do Exército Brasileiro. Estuda as seguintes temáticas: dor, enfermagem em oncologia e cuidados paliativos oncológicos.

Mariana Rodrigues da Silva de Menezes, Centro Universitário UDF

Bacharel em enfermagem com obtenção do título pela Universidade da Amazônia, mestre em saúde, ambiente e sociedade pela UFPA, aluna especial do doutorado em saúde coletiva da UNB, pós graduada lato sensu de enfermagem em cardiologia pelo IEFAP/FHCGV, pós- graduação de enfermagem em oncologia modalidade residência multiprofissional em saúde pela Universidade do Estado do Pará, realizou como aluna especial mestrado em pesquisa qualitativa pela UEPA. Formada em Inglês pela escola de idiomas Aslan English Course. Foi monitora de morfo- fisioligia humana do curso de graduação em enfermagem e fisioterapia nos períodos de 2009.1, 2009.2 e 2011.2, bem como estágio extra curricular em CCIH no Hospital Ofir Loyola. Atuou como enfermeira assistencial em clinica de semi- critico, oncologia e UTI no Hospital Porto Dias entre outros, além de docente de nível técnico em enfermagem. Apresentei diversos trabalhos científicos, fui premiada o primeiro lugar na categoria painel com o tema "Sistematização da assistência de enfermagem na sindrome Stevens- Jonhson". Tenho interresse de participar de pesquisas relacionadas a oncologia, saúde coletiva, etnias especiais, cardiologia e enfermagem.

Publicado
2020-08-26
Como Citar
DOS SANTOS, W.; RIBEIRO, I.; DA SILVA, F. DE K.; DE SOUZA ABREU, A. I.; DA SILVA DE MENEZES, M.; BEZERRA, M. L. O enfrentamento do câncer fora de possibilidade terapêutica: uma revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 93, n. 31, p. e-020019, 26 ago. 2020.
Seção
REVISÃO