Avaliação de pré-escolares: um enfoque sobre os diagnósticos de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.92-n.30-art.697

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Pré-escolar, Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o desenvolvimento infantil e levantar o perfil de diagnósticos de enfermagem segundo NANDA-I entre pré-escolares de um Centro de Educação Infantil. Método: estudo transversal, descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, realizado de outubro de 2015 a abril de 2016, em um Centro de Educação Infantil localizado na área urbana do município de Redenção-Ce. Os dados foram compilados no software Excel e analisados no programa SPSS em sua versão 20.0. Resultado: foram avaliadas 110 crianças. Na avaliação motora fina 93,63% conseguiram realizar integralmente os testes, na motora grossa 96,36%, pessoal-social 90% e linguagem 86,36%, de acordo com cada faixa apresentada. Foram identificados 18 Diagnósticos de Enfermagem (média de 4,5 por criança), 20 Características Definidoras (média 3,4 por criança) e 40 Fatores Relacionados (média de 6,5 por criança). Os diagnósticos de enfermagem com maior proporção, acima do percentil 75, foram: Risco de queda (100%) e atividade de recreação deficiente (100%). Conclusão: o desenvolvimento dos pré-escolares mostrou-se satisfatório, visto que a maioria dos testes realizados obtiveram resultados positivos. Os principais diagnósticos apresentados pelos pré-escolares foram relacionados à segurança do ambiente da creche, problemas higiênicos relacionados a própria criança, condição socioeconômica e instrução das famílias das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Távora de Aquino, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Graduação em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente no seguinte tema: crescimento e desenvolvimento;lactente;enfermagem.

Wesley Soares de Melo, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica (2014). Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2016). Especialista em Gestão e Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2016). Mestrando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atuou na Atenção Primária à Saúde (2015 - 2018). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Graduação em Enfermagem (Preceptoria nas disciplinas de Epidemiologia, Gestão da Assistência de Enfermagem e Processo de Cuidar em Situações Cirúrgicas - Unicatólica) e Pós Graduação (Especialização em Políticas Públicas - Centro Educacional Elos). Membro do grupo de pesquisa Processo de cuidar em saúde da criança e do adolescente, no qual atua na linha de pesquisa: Tecnologias no cuidado em saúde e enfermagem direcionado ao lactente (UNILAB). Atuou como coordenador de enfermagem da UTI Neonatal do Hospital Regional do Sertão Central - HRSC. Atua como enfermeiro assistencial na Unidade de AVC Agudo do HRSC.

Samara Pereira Souza Mariano, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Enfermeira pela Unicatólica (2013). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNILAB. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Programa de Pós-graduação da UFMG/UFC sendo bolsista do Ministério da Saúde/Rede Cegonha - CEEO/UFC/UFMG. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atuei como plantonista em alguns municípios do Maciço de Baturité sendo Enfermeira em Urgência e Emergência, Clínica Médica, Obstétrica e Pediátrica. Atuei como coordenadora de enfermagem no Hospital de Guaramiranga. Atuei como coordenadora da Atenção Primária em uma ESF no município de Itapiúna. Atuo como Enfermeira Obstetra no Hospital Gonzaga Mota de Messejana (Gonzaguinha de Messejana - Fortaleza) como plantonista 30h, assumindo a 2° seleção da Prefeitura Municipal de Fortaleza. EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: Atuo na área da pesquisa nos seguintes temas: Tecnologias em enfermagem, obstetrícia, desenvolvimento infantil e diagnósticos de enfermagem-NANDA.

Pedro Raul Saraiva Rabelo, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Enfermeiro graduado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Participante do Grupo de Pequisa de Saúde da criança e do Adolescente da UNILAB, de 2015 a 2018.

Isabelle Silva e Sousa, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Acadêmica de Enfermagem na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do grupo de pesquisa Processo de cuidar em saúde da criança e do adolescente. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UNILAB.

Flávia Paula Magalhães Monteiro, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2006). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Mestre (2010) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2013). Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, Redenção, Ce. Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Graduação e Pós Graduação (Especialização em saúde da família; Mestrado em Enfermagem da UNILAB). Tem experiência na área da enfermagem, com ênfase em enfermagem pediátrica, principalmente nos temas: promoção do desenvolvimento infantil particularmente sobre os domínios físico, cognitivo e psicossocial; estudos de validação; Taxonomias de enfermagem da NANDA-I. Membro do grupo de pesquisa Processo de cuidar em saúde da criança e do adolescente, no qual atua na linha de pesquisa: Tecnologias no cuidado em saúde e enfermagem direcionado ao lactente.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Como Citar

1.
Aquino M do ST de, Melo WS de, Mariano SPS, Rabelo PRS, Sousa IS e, Monteiro FPM. Avaliação de pré-escolares: um enfoque sobre os diagnósticos de enfermagem. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 30º de junho de 2020 [citado 16º de abril de 2024];92(30). Disponível em: http://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/697

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL