Trabalho do enfermeiro com adolescentes nas estratégias saúde da família: desenvolvimento de ações educativas

Palavras-chave: Estratégia saúde da família; Adolescente; Educação em saúde; Cuidados de Enfermagem; Enfermeiras de Saúde da Família

Resumo

Resumo: Objetivo: conhecer como são desenvolvidas as ações educativas voltadas aos adolescentes no contexto de trabalho do enfermeiro nas Estratégias de Saúde da Família. Método: pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória desenvolvida com 10 enfermeiros de Estratégias Saúde da Família. A coleta dos dados ocorreu no mês de maio de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a luz da análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias de análise, sendo, o desenvolvimento das ações educativas pela equipe da ESF; dificuldades no desenvolvimento das ações educativas. Conclusão: percebe-se que as ações educativas são desenvolvidas em coletividade, desde o planejamento e execução, na maioria das ESF, e nos locais onde isso não ocorre, os enfermeiros compreendem a necessidade de iniciar um trabalho em equipe. O enfermeiro é percebido como responsável por coordenar a equipe, e orientar o processo de preparação das ações educativas.

 

Biografia do Autor

Elisabeta Albertina Nietsche, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Cléton Salbego, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente Faculdade do Sistema de Ensino Gaúcho - FaSEG.

Larice Gonçalves Terra

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

Andressa Böck, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

Joseph Wrague da Conceição, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

Silvana Bastos Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado
2020-09-15
Como Citar
NIETSCHE, E.; SALBEGO, C.; TERRA, L.; BÖCK, A.; DA CONCEIÇÃO, J.; COGO, S. Trabalho do enfermeiro com adolescentes nas estratégias saúde da família: desenvolvimento de ações educativas. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 93, n. 31, p. e-020046, 15 set. 2020.
Seção
ARTIGO ORIGINAL