Sentimentos vivenciados pela mulher durante o puerpério

Palavras-chave: Emoções; Período Pós-Parto; Relações Mãe-Filho; Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Introdução: O puerpério se refere ao período que se inicia logo após o parto, definido por diversas transformações, além de físicas, psíquicas, constituindo como um momento de fragilidade, influenciando na transição existencial e na relação mãe-filho. Durante esse período as mulheres necessitam de atenção especial dos serviços de saúde, demandando dos profissionais um olhar atento e comprometido principalmente aos aspectos subjetivos. Objetivo: Compreender os sentimentos vivenciados pela mulher durante o puerpério. Métodos: Estudo qualitativo, não experimental, exploratório descritivo transversal realizado através entrevista semiestruturada gravada as mulheres puérperas presentes em uma Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio do Aracanguá-SP. Resultados: Participaram do estudo 10 mulheres no período do puerpério, com idade média de 28 anos, as quais em sua maior parte eram primíparas e estavam no período tardio do puerpério durante a realização das entrevistas. Os discursos revelam diversos sentimentos positivos sobre a vivência do puerpério e a experiência de cuidar do seu filho. Conclusão: A partir da percepção das mulheres entrevistadas, o puerpério apresenta como um período de transições e novos desafios, foi possível compreender seus sentimentos, realizações, dificuldades e as mudanças ocorridas.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Pereira Alves

Enfermeira graduada pela Universidade Paulista -UNIP

Vinicius de Lima Lovadini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista - UNIP (2017). Mestrado em andamento na área de Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal, atuando principalmente no seguinte tema: Raiva, pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - FMVA. Especialização em Saúde pública com ênfase em saúde da família em andamento pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

Publicado
2021-02-01
Como Citar
1.
Alves A, Lovadini V, Sakamoto S. Sentimentos vivenciados pela mulher durante o puerpério. REAID [Internet]. 1fev.2021 [citado 28fev.2021];95(33):e-21013. Available from: http://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/721
Seção
ARTIGO ORIGINAL