Associação entre capacidade funcional e demandas de cuidados de idosos institucionalizados

Palavras-chave: Enfermagem; Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Necessidades.

Resumo

Objetivo: verificar a associação entre a capacidade funcional e as demandas de necessidades de idosos institucionalizados, segundo a teoria de Virginia Henderson. Metodologia: estudo descritivo, transversal, desenvolvido com 203 idosos de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Utilizou-se o Índice de Katz e um instrumento fundamentado em Henderson, com dados socioeconômicos, clínicos e exame físico. Realizou-se o teste de Qui-Quadrado de Pearson. Resultados: idosos que apresentaram demandas nas necessidades de mover-se e manter uma boa postura, vestir-se e despir-se, comunicar-se e aprender, em sua maioria eram dependentes grau III. Para as necessidades de Manter a temperatura e Ocupar-se, o grau de dependência que mais prevaleceu foi o II. Conclusões: a partir da identificação das demandas de necessidades, capacidade funcional e sua repercussão na satisfação destas, o enfermeiro deve buscar estratégias que auxiliem o idoso institucionalizado a recuperar sua saúde, possibilitando que este adquira o mais rapidamente possível a sua autonomia e independência.

Biografia do Autor

Bruna Karen Cavalcante Fernandes, Dra., Universidade Federal do Piauí

Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Floriano, Piauí, Brasil.

Daisy Teresinha Reis Coutinho, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Jorge Wilker Bezerra Clares, Msc., Hospital Sarah Kubitschek

Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Enfermeiro no Hospital Sarah Kubitschek. São Luís, Maranhão, Brasil.

José Claudio Garica Lira Neto, Dr., Universidade Federal do Piauí

Doutor em Enfermagem. Professor do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Floriano, Piauí, Brasil.

Maria Célia de Freitas, Dra., Universidade Estadual do Ceará

Docente do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Departamento de Enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado
2020-09-04
Como Citar
1.
Cavalcante Fernandes BK, Teresinha Reis Coutinho D, Bezerra Clares JW, Garica Lira Neto J, de Freitas M. Associação entre capacidade funcional e demandas de cuidados de idosos institucionalizados. REAID [Internet]. 4set.2020 [citado 4dez.2020];93(31):e-20038. Available from: http://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/817
Seção
ARTIGO ORIGINAL