Mulheres codependentes em convivência com familiar alcoolista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.906

Palavras-chave:

Codependência Psicológica; Relações Familiares; Alcoolismo; Relações de Gênero

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender as repercussões da codependência nas histórias de vida das mulheres (esposas/ex-esposa/filhas) em convivência com o familiar alcoolista, considerando as dimensões do sofrimento psicossocial das esposas/ex-esposa/filhas, os aspectos decorrentes das relações desiguais de gênero além do processo de resiliência das mulheres. O estudo fundamentou-se no método da História Oral de Vida, e foi realizado em um município do interior da Bahia, Brasil, no período de abril a outubro de 2019, tendo como participantes sete mulheres (esposas/ex-esposa/filhas) vinculadas a homens alcoolistas. Obtiveram-se as histórias de vida por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo Temática. Descreveram-se duas categorias: uma evidenciou os sofrimentos psicossociais das mulheres resultantes das relações de codependência e a segunda apresentou questões decorrentes das relações desiguais de gênero. O estudo apontou que o alcoolismo afetou a saúde das mulheres (esposas/ex-esposa/filhas) nas dimensões do sofrimento psicossocial (a exemplo de alguns sentimentos relatados pelas participantes, como o medo, raiva e a vergonha). Destaca-se ainda que a relação desigual de gênero entre os homens e as esposas/ex-esposa/filhas reflete a persistência de concepções patriarcais e de desigualdade nas relações, incluindo episódios de violência. São necessárias ações de saúde mental voltadas ao cuidado à mulher que vivencia a relação de codependência com familiares alcoolistas, com vistas a discutir a equidade de gênero, de modo a valorizar aspectos para a promoção da saúde, intervenção em situação de adoecimento além da melhoria da qualidade de vida das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edméia Campos Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora, Professora Assistente B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, Bahia, Brasil.

Samara Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, Bahia, Brasil.

Thainan Alves Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Ciências da Saúde, Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, Bahia, Brasil.

Laiza Carvalho Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, Bahia, Brasil.

Larissa de Oliveira Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ciências da Saúde, Psicóloga no Serviço Público de Saúde do Município de Jequié, Bahia, Brasil.

Geisa Araújo Galvão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, Bahia, Brasil.

Edite Lago da Silva Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

1.
Meira EC, Souza SS, Silva TA, Costa LC, Vieira L de O, Galvão GA, da Silva Sena EL. Mulheres codependentes em convivência com familiar alcoolista. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 8º de dezembro de 2020 [citado 18º de abril de 2024];94(32):e-020071. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/906

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL