Plasma rico em plaquetas e o processo de reparação tecidual em feridas crônicas

  • Krysnah Allen da Silva Melo Faculdade Santa Maria
  • Francisca Lianne Fernandes Bandeira Faculdade Santa Maria
  • Jaqueline Fernandes Ribeiro Faculdade Santa Maria
  • Jéssica Maria Torres Julião Faculdade Santa Maria
  • Josefa Mayara de Figueiredo Andrade Faculdade Santa Maria
  • Yuri Charllub Pereira Bezerra Faculdade Santa Maria
Palavras-chave: Plasma Rico em Plaquetas. Cicatrização. Tecidos. Ferimentos e Lesões. Úlcera cutânea., Platelet-Rich Plasma. Wound Healing. Tissues. Wounds and Injuries. Skin Ulcer.

Resumo

Objetivo: Verificar o uso tópico do plasma rico em plaquetas no processo de reparação tecidual de feridas crônicas. Método: revisão narrativa nas bases de dados Scielo, Lilacs e Medline através dos descritores controlados em saúde. A busca resultou na seleção de uma amostra formada por 10 estudos, conforme critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Ficou evidente que escassez de pesquisas que abordem a temática e discrepância entre estudos encontrados, visto que uns afirmam que o plasma rico em plaquetas é eficaz e outros relatam não haver eficácia clínica. Mediante isso, pode-se concluir que esses falsos-negativos podem ocorrer por não ter um protocolo específico para obtenção do plasma rico em plaquetas, podendo alterar a concentração de plaquetas. Conclusão: Há necessidade de mais estudos com uma amostra e tempo maior de observação, como também ver a necessidade de estabelecer um protocolo de obtenção que deve ser seguido em todos as pesquisas.

Publicado
2021-02-03
Como Citar
1.
Melo K, Bandeira F, Ribeiro J, Julião J, Andrade J, Bezerra Y. Plasma rico em plaquetas e o processo de reparação tecidual em feridas crônicas. REAID [Internet]. 3fev.2021 [citado 7mar.2021];95(33):e-21019. Available from: http://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/955
Seção
ARTIGO DE REVISÃO