Políticas

Escopo

A Revista Enfermagem Atual In Derme de acesso aberto, é publicada pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE). Tem por finalidade divulgar manuscritos relacionados a área de enfermagem no âmbito interdisciplinar. Tem como objetivos propiciar o consumo crítico da produção científica, disponibilizando aos profissionais de enfermagem e à comunidade científica, nacional e internacional, conhecimentos atualizados, fomentando o debate e o intercâmbio acerca da enfermagem como trabalho social, disciplina do conhecimento científico e profissão do cuidado humano com vistas a contribuir para o fortalecimento da profissão.

Tem como missão oferecer um espaço de reflexão e debate sobre as mais diversas experiências de produção colaborativa entre pares. A fim de acolher a diversidade de abordagens teóricas e pontos de vista, a revista publica: Artigos, Notas Técnicas, Relatos de Experiência, Revisão da Literatura, Cartas ao Editor e comunicações breves, originais e inéditos, nos idiomas português, inglês e espanhol Como se trata de um tema emergente e não necessariamente vinculado à academia, não há exigência de titulação mínima para publicação, contanto que as normas para publicação sejam seguidas.

Indicador bibliométrico: Google Scholar

Ética na Publicação

A Revista adota as recomendações do “Comitê de Ética em Publicações” para os aspectos éticos no processo de editoração e publicação de artigos científicos. Os códigos de conduta e diretrizes para editores e revisores estão disponíveis na página do Committee on Publication Ethics (Cope).

Sempre que pertinente, devem ser informados o número do protocolo e a data da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. No caso de ensaio clínico, será necessária a indicação do número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). No caso de revisão sistemática, é obrigatória a indicação do número de registro do protocolo na base de registros PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews).

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos publicados são previamente analisados, por meio do processo de peer review, pelos membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas Ad Hoc, quais se reserva o direito de sugerir modificações ao autor e/ou recusar o manuscrito.

Nesse processo, o sigilo e o anonimato serão adotados para autor(es) e pareceristas. Os revisores fazem comentários e oferecem sugestões para melhorar o manuscrito e, também, podem reprová-lo. Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

O manuscrito aprovado será publicado de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da Revista e respeitando as datas de aprovação. É cobrado uma taxa no valor de 400 reais para o processamento do manuscrito.

Não havendo retorno do artigo em dez dias, será considerado que os autores não têm mais interesse na publicação e este será rejeitado.

Fontes de Indexação

BDENF - Base de Dados em Enfermagem;
CINAHL 
- Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature;
CUIDEN®
- Base de Datos Bibliográfica de la Fundación Index que incluye producción científica sobre Cuidados de Salud en el espacio científico Iberoamericano;
DOAJ - Directory of Open Access Journals;
RED EDIT - Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem;
GOOGLE SCHOLAR - Banco de Dados que se configura como um diretório de pesquisas a artigos científicos;
LATINDEX - Sistema Regional de informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal;
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras;

Política de Arquivamento

A Revista utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração.
O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política Anti – plágio

A Revista reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento no iThenticate, software antiplágio disponível para editores associados à ABEC, no qual é verificada a possibilidade de existência de plágio.

Fica reservado à Revista o direito de não aceitar para avaliação artigos com um nível alto de autoplágio. 

É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações. 

A Revista condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados. 

Em caso de confirmação de plágio, não aceitará o texto em avaliação.

Propriedade Intelectual

A Revista adota a Licença Creative Commons CC-BY e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.