Sistematização da Assistência de Enfermagem

uma proposta de organização do Processo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde

Palavras-chave: Enfermagem de Atenção Primária, Processo de Enfermagem, Cuidado de Enfermagem

Resumo

Este estudo é um relato de experiência que tem como objetivo descrever a proposta de adaptação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para a Atenção Primária à Saúde (APS).  Foram realizados grupos de discussão com enfermeiros no período de dezembro de 2018 a março de 2019, utilizando a metodologia da SAE, tendo como referência a Resolução Cofen 358/2009, articulada com a Construção Social da APS.  A discussão foi estruturada considerando-se como eixos: a articulação da SAE com a construção social da APS; a definição dos métodos, os processos de pessoal e os instrumentos da SAE na APS.  Foi construído o projeto SAE na APS fundamentado em teorias, para implementar as mudanças no cotidiano das ações articulando os macro e microprocessos da APS com o cuidado orientado pelo Processo de Enfermagem (PE), descrito na Coleta de dados, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.  O dimensionamento, a organização da escala, a capacitação na realização das atividades, procedimentos e a elaboração e estruturação de documentos, registros técnico-administrativos e assistenciais  potencializaram a enfermagem no nível local.  Dentre os desafios destacou-se a necessidade de construir materiais que possam ser replicáveis nas capacitações para a implantação da SAE, de estruturação do registro do PE no Prontuário Eletrônico e de padronização de uma taxonomia para codificar os diagnósticos de enfermagem.  A apreensão desses conceitos pela equipe provocou inquietações  capazes de gerar novos conhecimentos para induzir adequações da SAE na APS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika de Almeida Leite da Silva Teixeira de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Enfermeira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2003); Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

Edna Ferreira Santos, Programa de Pós- Graduação em Clínica Médica /FM/UFRJ

Enfermeira , Doutoranda do Programa de Pós- Graduação en Clínica Médica /FM/UFRJ Rio de Janeiro, Brasil.

Luiz Leonardo Louzada Nóbrega, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO

Enfermeiro pela Universade Unigranrio (2013), Pós-graduado em saúde da família pela faculdade Souza Marques (2019).

Publicado
2021-07-27
Como Citar
1.
Souza Érika, Santos E, Nóbrega L. Sistematização da Assistência de Enfermagem. REAID [Internet]. 27jul.2021 [citado 18set.2021];95(35):e-21103. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1039
Seção
ARTIGO ORIGINAL