PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS SOBRE O TRABALHO DE PARTO CONDUZIDO POR ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS

Palavras-chave: Parto Normal; Enfermeiras Obstétricas; Acolhimento.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção das puérperas internadas no Centro de Parto Normal sobre a assistência prestada por enfermeiras obstétricas durante o trabalho de parto. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado por meio de entrevista com 15 puérperas internadas no Centro de Parto Normal. A coleta de dados aconteceu no período de janeiro a fevereiro de 2018, utilizando roteiro semiestruturado, contendo questões sobre caracterização sociodemográficas, sentimentos das puérperas e percepção sobre o acompanhamento das enfermeiras obstétricas durante o trabalho de parto. Resultados: As puérperas internadas no Centro de Parto Normal apresentaram sentimentos de satisfação apesar do medo, ansiedade e dor. A satisfação está relacionada ao atendimento recebido pela equipe de enfermagem, que tem o papel de aproximar a realidade da assistência à humanidade e as necessidades da mulher. Conclusão: A assistência dos profissionais de enfermagem pode auxiliar no enfrentamento de sentimentos e dúvidas, evidenciando um processo de acolhimento e satisfação principalmente pela forma de recepção e tratamento.

Biografia do Autor

Ingrid Moura de Abreu, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Piauí em 2016. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGENF/UFPI) em 2019. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI) em 2019. Membro do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente e Sistematização da Assistência em Enfermagem (GPESPSAE-UFPI). Atua como docente da pós-graduação na faculdade do meio norte (FAEME). Consultora ad hoc da Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP). Experiência na área da Enfermagem, atuando nos seguintes temas: Segurança do paciente, Cultura de segurança do paciente, Gerenciamento de riscos, Sistematização da assistência de enfermagem, Processo de enfermagem, Semiologia e semiotécnica para enfermagem.

Publicado
2021-04-25
Como Citar
1.
da Silva V, Carvalho IL, da Silva E, Mendes LE, de Abreu I, da Silva EK. PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS SOBRE O TRABALHO DE PARTO CONDUZIDO POR ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS. REAID [Internet]. 25abr.2021 [citado 16maio2021];95(34):e-21061. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1081
Seção
ARTIGO ORIGINAL