Terapia por pressão negativa em paciente com lesão por pressão e COVID-19: relato de caso

Palavras-chave: Lesão por Pressão; Tratamento de Ferimentos com Pressão Negativa; Infecções por Coronavirus; Equipe de Assistência ao Paciente; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: relatar um caso clínico de um paciente com lesão por pressão acometido pela COVID-19 submetido à terapia por pressão negativa. Método: trata-se de um estudo  qualitativo  do  tipo  relato  de  caso. A coleta  de dados ocorreu no período de janeiro a março de 2021 em prontuário eletrônico. Foi convidado a participar um paciente adulto, diabético, acometido pela COVID-19, que desenvolveu uma lesão por pressão complexa e extensa em região glútea tratada com a terapia por pressão negativa, e que esteve internado por cinco meses em um hospital de referência para tratamento da COVID-19 no sul do Brasil. Resultados: a lesão por pressão era de grau indeterminado em região sacra de grande extensão e encontrava-se permeada por tecido de necrose de coloração amarelada, aderido ao leito da lesão, com grande quantidade de exsudato e odor fétido. A terapia por pressão negativa foi utilizada por um mês, sendo retirada na alta hospitalar. Após, foi dado início à utilização de alginato de cálcio com prata, e em poucos meses a lesão apresentou significativa diminuição. Considerações finais: observou-se a eficácia da terapia por pressão negativa no tratamento de lesão por pressão no paciente do estudo com COVID-19. É importante ressaltar a importância da avaliação do grupo multiprofissional e de um seguimento bem elaborado após a alta, o que colaborou com o desfecho positivo para o caso.

Biografia do Autor

Silvia Francine Sartor, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR). Vice-presidente da Comissão de Cuidados com a Pele e Analista de Estudos Clínicos no Hospital Erasto Gaertner. Curitiba, Paraná, Brasil.

Adriana Stelzner Brozoski, Hospital Erasto Gaertner

Enfermeira. Especialista em Estomaterapia. Presidente da Comissão de Cuidados com a Pele no Hospital Erasto Gaertner. Curitiba, Paraná, Brasil.

Paulo Marcelo Pontes Gomes de Matos, Hospital Erasto Gaertner

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Médico hopitalista no Hospital Erasto Gaertner. Curitiba, Paraná, Brasil.

Anne Kettley Lacerda de Lima Gonzaga, Hospital Erasto Gaertner

Enfermeira. Mestra em Enfermagem em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Analista de Estudos Clínicos no Hospital Erasto Gaertner. Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado
2021-05-24
Como Citar
1.
Sartor S, Brozoski A, de Matos PM, Gonzaga AK. Terapia por pressão negativa em paciente com lesão por pressão e COVID-19: relato de caso. REAID [Internet]. 24maio2021 [citado 14jun.2021];95(34):e-21080. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1094
Seção
RELATOS