PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Palavras-chave: Políticas Públicas de Saúde; Pessoas com Deficiência; Legislação; Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

Resumo

RESUMO

Com este estudo objetivou-se realizar uma análise reflexiva sobre a assistência em saúde às pessoas com deficiência. Trata-se de um estudo reflexivo com aporte teórico das políticas públicas de saúde brasileiras direcionadas a essa população e das publicações recentes sobre o assunto. A discussão se desenvolveu em dois eixos temáticos: rede de cuidados em saúde da pessoa com deficiência e acessibilidade nas políticas públicas de saúde. A situação da assistência à pessoa com deficiência ainda apresenta um perfil de fragilidade, desarticulação e descontinuidade de ações nas esferas pública e privada. Uma rede que garanta a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência precisa dispor de ações e serviços articulados entre si que favoreçam as parcerias entre os diversos serviços e atores da rede, o financiamento adequado, além do comprometimento de profissionais e gestores de saúde para lidar com as particularidades da assistência em saúde para pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Políticas Públicas de Saúde; Pessoas com Deficiência; Legislação; Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

Keywords: Public Health Policy; Disabled Persons; Legislation; Health Services; Health Services Acessibility.

Palabras clave: Políticas Públicas de Salud; Personas con Discapacidad; Legislación; Servicios de Salud; Accesibilidad a los Servicios de Salud.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-04
Como Citar
1.
Carvalho de Aguiar A, LIMA MM, Martins Torres R, Sales da Silva L, de Almeida P, Mariano Grimaldi M. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL. REAID [Internet]. 4nov.2021 [citado 30nov.2021];95(36):e-21160. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1107
Seção
ARTIGO DE REFLEXÃO