CONHECIMENTO DOS FATORES DE RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1122

Palavras-chave:

Estudantes (Estudiantes), Universidades (Universidades), Doenças Cardiovasculares (Enfermedades Cardiovasculares), Fatores de Risco (Factores de Riesgo)

Resumo

Objetivo: Identificar e avaliar as evidências científicas em relação ao conhecimento de estudantes universitários sobre os fatores de risco de Doenças Cardiovasculares. Método: Trata-se de revisão integrativa, realizada de fevereiro a março de 2020, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, PubMed, Scopus e Web of Science. Com base na estratégia PICO, foi formulada a pergunta norteadora “O que os estudantes universitários sabem sobre os fatores de risco de doenças cardiovasculares?”. Para buscas dos artigos, utilizaram-se os descritores controlados em português “Estudantes”, “Universidades”, “Conhecimento”, “Doenças cardiovasculares” e “Fatores de riscos” e seus respectivos correspondentes em inglês “Students”, “Universities”, “Knowledge”, “Cardiovascular diseases” e “Risk factors”. Resultados: Dos 17 artigos incluídos, 6 estavam disponíveis no Scopus e todos estavam em língua inglesa. Os estudos verificaram que estudantes tinham baixos níveis de conhecimento sobre os, além de não adotarem medidas preventivas e um estilo de vida saudável. As pesquisas sugeriram a necessidade da presença de profissionais de saúde em ambientes educacionais, a fim de aprimorar o conhecimento relacionado à saúde, incorporar práticas de estilo de vida saudáveis e desenvolver estratégias de redução dos níveis de risco de Doenças Cardiovasculares entre os estudantes. Conclusão: O aprofundamento do conhecimento e o olhar crítico sobre a literatura nacional e internacional proporcionados nessa revisão apontaram carência na produção de estudos brasileiros sobre a temática, despertando a necessidade de condução de mais pesquisas e revisões da literatura para fortalecimento da prática baseada em evidências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braima Embaló, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mama Saliu Culubali, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

 

Virgínia Cláudia Carneiro Girão, Universidade Federal do Ceará

 

 

Publicado

09-10-2021

Como Citar

1.
Embaló B, Joaquim DC, Culubali MS, Girão VCC, Sousa DF, Leite ACR de M. CONHECIMENTO DOS FATORES DE RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 9º de outubro de 2021 [citado 10º de agosto de 2022];95(36):e-021136. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1122

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO