EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS

Palavras-chave: Queimaduras, Educação em Enfermagem, Prevenção de Acidentes

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de graduando e pós-graduandos em ministrar minicurso sobre prevenção de queimaduras em um evento de extensão de uma universidade federal. Método: relato de experiência. O material do minicurso foi elaborado por três estudantes e uma docente do curso de enfermagem, sendo duas enfermeiras, em formação de mestrado e um aluno do curso de graduação em enfermagem. Foram realizadas buscas na literatura científica e nas sociedades de que tratam assuntos de queimaduras e lesões de pele para o preparo do minicurso. Resultados: A atividade foi dividida em três momento e o material educativo foi composto por cinco blocos de conhecimentos, a saber: 1) Breve história sobre a queimaduras a partir do surgimento do fogo e o conceito de queimadura; 2) Epidemiologia no mundo e no Brasil; 3) Anatomia e Fisiologia da Pele; 4) Classificação e gravidade das queimaduras e por fim, 5) Os agentes causais e primeiros socorros. Conclusão: A construção, organização e apresentação do minicurso permitiu aos autores um aprendizado no que se diz respeito a identificação da necessidade do público, a procura por materiais relevantes sobre queimaduras e a transformação do conteúdo científico em uma linguagem acessível a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayhany Kelly de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Matheus Scortegagna Leal, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Marceli Cleunice Hanauer, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Natália Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado
2021-08-16
Como Citar
1.
Sousa R, Leal M, Hanauer M, Gonçalves N. EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS. REAID [Internet]. 16ago.2021 [citado 18set.2021];95(35):e-21113. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1140