SEGURANÇA DO PACIENTE NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Segurança do Paciente; Lesão por Pressão; Enfermagem; Prevenção de Doenças; Enfermeiras e Enfermeiros.

Resumo

Objetivo: apresentar os métodos utilizados para promover a prevenção de ocorrência de Lesão por Pressão (LPP) durante quatro meses de atuação no setor clínica médica. Metodologia: O presente estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, durante nossa atividade como enfermeiras residentes no setor clínica médica de um Hospital Federal na cidade do Rio de Janeiro, no período do curso de Pós-Graduação em nível de especialização em Clínica Médica e Cirúrgica, sob a forma de treinamento em serviço, no período de julho a outubro do ano de 2020. Resultados: o estudo evidenciou que o dimensionamento pessoal da equipe de Enfermagem afeta diretamente a incidência e prevalência da LPP. O estudo reforça que a aplicação da Escala de Risco de Braden permite a tomada de decisão e direcionamento das intervenções de enfermagem para cada paciente. Considerações Finais: é essencial a interação com protocolos e realizar ajustes nas ações previstas que têm impacto ou ação direta no comprometimento da pele do paciente. Entende se como fator importante para a confecção do curativo ideal com cobertura adequada, contudo torna-se primordial a manutenção da prevenção das lesões por pressão.  Assim fazem os enfermeiros e suas equipes da Unidade de Internação Clínica desta Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martins Branco, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira graduada pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Enfermeira residente em clínica médica e cirúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Dayane Martins Silva Campos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira graduada pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Enfermeira residente em clínica médica e cirúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Publicado
2021-08-13
Como Citar
1.
Branco F, Silva Campos D, Costa EN. SEGURANÇA DO PACIENTE NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. REAID [Internet]. 13ago.2021 [citado 18set.2021];95(35):e-21115. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1143