PROMOÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR AO NEONATO COM ESTOMIA INTESTINAL:

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM

Palavras-chave: Estomia, Colostomia, Recém-nascido, Cuidados de enfermagem, Educação em saúde

Resumo

OBJETIVO: o presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento em bancos de dados buscando identificar as estratégias de enfermagem para promoção do cuidado familiar do neonato com estomia intestinal. MÉTODO: trata-se de uma revisão do tipo integrativa de literatura, realizada durante os meses de fevereiro e março de 2021. O levantamento de dados foi realizado por meio da busca avançada na PubMed e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF e IBECS. Inicialmente obteve-se 146 artigos avaliados pela elegibilidade. RESULTADOS: aplicados os critérios de inclusão e exclusão resultaram 07 artigos para análise. No que diz respeito as estratégias, dois (28,5%) dos estudos selecionados citam as cartilhas educativas e dois (28,5%) citam os vídeos educativos como estratégias educacionais para promoção do cuidado familiar. Entretanto, também foram citados as redes sociais de apoio, instruções escritas e reuniões regulares de ensino para família, além de um programa educativo focado no cuidado ao paciente com estomia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: as estratégias evidenciadas mostraram-se eficazes para garantir o preparo e autonomia dos pais para o cuidado e consequentemente o bem estar dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa de Lima Machado Bandeira, Estácio de Teresina

Acadêmica de Enfermagem

Joana Weslayne Firmino Silva, Estácio de Teresina

Acadêmica de Enfermagem

Adriana Rodrigues Alves de Sousa, Estácio de Teresina

Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Estomaterapia na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora da Faculdade Estácio de Teresina.

Marcelo de Moura Carvalho, Estácio de Teresina

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor da Faculdade Estácio de Teresina. Teresina-PI.

Publicado
2021-08-02
Como Citar
1.
de Lima Machado Bandeira L, Firmino Silva J, Rodrigues Alves de Sousa A, de Moura Carvalho M. PROMOÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR AO NEONATO COM ESTOMIA INTESTINAL:. REAID [Internet]. 2ago.2021 [citado 18set.2021];95(35):e-21109. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1156
Seção
ARTIGO DE REVISÃO