NECESSIDADES DA FAMÍLIA DO PACIENTE CRÍTICO EM TERMINALIDADE DE VIDA:

REVISÃO INTEGRATIVA

  • Tábata de Cavatá Souza Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Enaura Helena Brandão Chaves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Lucas Campos de Oliveira
  • Lisiane Nunes Aldabe
  • Aline dos Santos Duarte
  • Bibiana Fernandes Trevisan Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Mari Angela Victoria Lourenci Alves Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Rodrigo D’Ávila Lauer
Palavras-chave: Cuidados críticos; Cuidados paliativos na terminalidade da vida; Família; Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva.

Resumo

Objetivo: identificar na literatura científica as principais necessidades da família do paciente crítico terminal. Método: revisão integrativa realizada de acordo com as seis etapas propostas. As buscas foram realizadas nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, sendo incluídos artigos publicados entre 2010 e março de 2021. Resultados: do total da amostra analisada (n=6), destacaram-se os ensaios clínicos (50%) e pesquisas qualitativas (33%). Foram evidenciadas diferentes necessidades dos familiares de pacientes críticos na terminalidade, com destaque para as necessidades de comunicação e as necessidades emocionais, espirituais, psicológicas e sociais. Considerações finais: a literatura científica aponta que a família do paciente em terminalidade de vida no âmbito da terapia intensiva apresenta uma diversidade de necessidades, e que o investimento na melhor comunicação com a equipe clínica durante o período de hospitalização na Unidade de Terapia Intensiva é uma premência. Percebe-se a importância da integração da equipe de saúde no contexto de terminalidade para auxiliar a família nesse momento delicado, corroborando para uma resposta adequada de um plano terapêutico. O trabalho interdisciplinar é uma alternativa, visto que as necessidades são de ordens diversas e não se limitam à alta densidade tecnológica comum a terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-22
Como Citar
1.
Souza T, Brandão Chaves E, Campos de Oliveira J, Aldabe L, Duarte A, Trevisan B, Alves M, Lauer R. NECESSIDADES DA FAMÍLIA DO PACIENTE CRÍTICO EM TERMINALIDADE DE VIDA:. REAID [Internet]. 22nov.2021 [citado 1dez.2021];95(36):e-21162. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1168
Seção
ARTIGO DE REVISÃO