INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE SOB A PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE EMMANUEL LÉVINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.38-art.1306

Palavras-chave:

Assistência Integral à Saúde., Enfermagem., Enfermagem Holística, Filosofia, Integralidade em saúde

Resumo

Objetivo: Refletir a integralidade do cuidado em saúde sob a perspectiva do pensamento filosófico Levinasiano. Método: Estudo teórico reflexivo realizado através de buscas eletrônicas não sistemáticas, leitura crítica das obras do autor e outros estudiosos que investigaram as ideias Levinasianas. Resultados: A integralidade do cuidado em saúde propõe um olhar ampliado sobre o indivíduo, respeitando a sua singularidade (alteridade), desejos, crenças, considerando sua autonomia, através de ações centradas na sua valorização enquanto sujeito. Para Levinás, a ética, a filosofia primeira, nasce na relação face a face entre o eu e o outro (profissional-paciente), em que este se apresenta como rosto, como alteridade absoluta, que exige cuidado e responsabilidade. Conclusões: O pensamento Levinasiano remete a um contexto em que o indivíduo está no centro da atenção, independente da doença, norteia correta e cientificamente o trabalho em saúde, enfatizando o cuidado integral como uma prática dialógica em que o outro, enquanto paciente, é corresponsável no cuidado. Esta reflexão poderá motivar profissionais e pesquisadores a observarem a integralidade em saúde sob uma perspectiva filosófica a partir de conceitos definidos por Emmanuél Lévinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayane Cristina Pereira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Enfermagem clínico-cirúrgica pela Faculdade Unyleya. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Santana de Maria Alves de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Docente do Departamento de Enfermagem da UFMA. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Helder Machado Passos, Universidade Federal do Maranhão

Filósofo. Doutor em filosofia pela USP. Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem e do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão.

Patricia Neyva da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Pós doutora pela Universidade de Tulane, Estados Unidos. Professora associada da Universidade Federal do Ceará.

Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2022-05-04

Como Citar

1.
Penha JS, Marques MCP, de Sousa S de MA, Passos HM, Pinheiro PN da C, Ferreira AGN. INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE SOB A PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE EMMANUEL LÉVINAS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 4º de maio de 2022 [citado 16º de maio de 2022];96(38):e-021240. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1306

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO