FATORES ASSOCIADOS AO RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.38-art.1370

Palavras-chave:

Idoso; Acidentes por quedas; Segurança do paciente; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados ao risco de quedas em idosos hospitalizados. Métodos: estudo analítico de corte transversal, realizado com 64 idosos em Hospital-Universitário, em Teresina-Piauí, Brasil, de fevereiro a abril de 2021. Utilizaram-se entrevista para levantamento de dados sociodemográficos e clínicos e aplicação do Miniexame do Estado Mental e da Escala de Morse. Realizou-se teste de correlação de Spearman. A associação entre as variáveis foi realizada pelo teste exato de Fischer. Resultados: média de idade de 69,9 (±7,59), maioria homens (57,8%), casados (70,3%), com baixa escolaridade (40,6%), renda familiar de um a dois salários-mínimos (65,6%), sedentários (67,2%), com comorbidades (82,8%) e uso contínuo de medicação (60,9%), com alteração na visão (21,9%) e audição (75,0%) e comprometimento cognitivo (25,0%). Segundo a Escala de Morse, 40,0% apresentavam risco alto, 33,0% risco baixo e 27,0% risco médio, associando-se com sexo (p = 0,035) e alteração da visão (p = 0,042). Conclusão: risco elevado de quedas em 40% dos participantes, associado com sexo e alteração na visão, reforça a necessidade da equipe de saúde e, em especial, da enfermagem, de gerenciar o risco de quedas em idosos hospitalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chrystiany Plácido Vieira, CPBV, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde (UECE). Doutora em Enfermagem (UFPI). Docente do Departamento de Enfermagem da UFPI e do Programa Profissional  em Saúde da Família/Fiocruz/UFPI. Coordenadora do Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde (LABSIMENFS/UFPI).

Bárbara Cavalcante Gomes, BCG, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Universidade Federal do Piauí. 

Grazielly Sobreira Marinho, GSM, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Universidade Federal do Piauí. 

Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino, FVSDA, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. 

Francisca Tereza de Galiza, FTG, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. 

Publicado

2022-06-01

Como Citar

1.
Vieira CP, Gomes BC, Marinho GS, Avelino FVSD, de Galiza FT. FATORES ASSOCIADOS AO RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 1º de junho de 2022 [citado 29º de junho de 2022];96(38). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1370

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL