ATIVIDADE PRÁTICA DE UMA ENFERMEIRA NA UNIDADE DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1421

Palavras-chave:

Diagnóstico por imagem, Cuidados de enfermagem, Serviço hospitalar de radiologia, Liderança

Resumo

OBJETIVO: Descrever as atividades desenvolvidas por uma enfermeira em Unidade de Diagnóstico por Imagem de um Hospital Universitário. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve a atuação da enfermeira a partir da sua atividade profissional no período de novembro de 2014 a março de 2019. RESULTADOS: A atuação do enfermeiro está voltada para o cuidado do usuário submetido a procedimentos diagnósticos e terapêuticos em que se faz necessário conhecimentos e habilidades de gerência de enfermagem; planejamento e implementação da assistência de enfermagem; educação em saúde e segurança do paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atuação do enfermeiro nesta unidade visa evitar riscos e garantir a segurança do paciente a partir do desenvolvimento de ações planejadas, educativas, gerenciais, de ensino e pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Gomes Nogueira Ferreira

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de concentração de Promoção da Saúde. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com atuação na graduação em Enfermagem (Imperatriz-MA), Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST). Especialista em Enfermagem Obstétrica, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Educação Profissional na Área de Saúde. Bolsista Produtividade FAPEMA. Atua nas seguintes áreas: Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Tecnologias da Informação e Comunicação e Saúde da Mulher nos diferentes ciclos. Lider do Grupo de Pesquisa: Grupo de Tecnologias Educacionais para Promoção da Saúde (GTEPS). Linhas de pesquisa: O Cuidado em Saúde e Enfermagem e Saúde e Sociedade. Orientadora de Mestrado, Iniciação Científica (IC) e Projetos

Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim

graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará e em Teologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados . Concluiu o doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará em 2008. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão, Vice -Coordenadora do Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família, na nucleadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem na Promoção da Saúde e em Enfermagem Clínica-Cirúrgica (UFMA). É revisora de importantes periódicos no Brasil. É orientadora de mestrado acadêmico e profissional (RENASF) atuando na área de Enfermagem com ênfase na pesquisa sobre Diagnósticos de enfermagem e Gestão do cuidado em saúde.

Lívia Maia Pascoal

Lívia Maia Pascoal possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), Especialização em Emergência em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é bolsista de produtividade jovem doutor da FAPEMA e professora Adjunto IV na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Campus São Luís, e professora permanente do Mestrado em Saúde e Tecnologia, Campus Imperatriz. É orientadora de Mestrado, Iniciação Científica (IC) e Projetos de Extensão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Taxonomias de Enfermagem, Promoção da saúde, Enfermagem Médico- Cirúrgica e Pediátrica.

Andréa Cristina Oliveira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Maranhão (1994) e mestre em Saúde e Ambiente (UFMA-2002). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo. Atualmente é Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Tem experiência na área de Saúde do Adulto com ênfase em Clínica e Terapia Intensiva. Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa na Saúde da Família, Criança e Adolescente - GEPSFCA. Membro do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Saúde do Adulto. Coordenadora do Curso de Enfermagem Campus São Luís (2018/2020). Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFMA).

Publicado

15-07-2022

Como Citar

1.
Sales Gomes de Sousa S, Gomes Nogueira Ferreira A, Letícia Tavares Palmeira Rolim I, Maia Pascoal L, Cristina Oliveira Silva A. ATIVIDADE PRÁTICA DE UMA ENFERMEIRA NA UNIDADE DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 15º de julho de 2022 [citado 10º de agosto de 2022];96(39):e-021269. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1421

Edição

Seção

RELATOS