QUIZICARDIO: TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1480

Palavras-chave:

COVID-19, Doenças cardiovasculares, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a elaboração de uma tecnologia educativa sobre os cuidados com saúde cardiovascular durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico que visa à investigação de métodos para coleta e organização dos dados. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica de abril a julho de 2020, em seguida ocorreu a elaboração de uma tecnologia educativa denominada QUIZZi CARDIO seguindo as fases de elaboração de jogos proposta por Bezerra adaptado de Jaffe. Resultados: Elaborou-se um jogo com linguagem clara e objetiva, abordando oito perguntas iniciais referentes as características da COVID-19, seguida por quatro perguntas quanto as doenças cardiovasculares e cuidados durante a pandemia, e por último doze perguntas do jogo relacionadas as práticas saudáveis que contribuem tanto para a prevenção. Conclusão: O principal resultado obtido foi a construção de uma tecnologia educacional no formato digital no âmbito da educação em enfermagem como um recurso capaz de potencializar o processo de autonomia onde o indivíduo passa a ser protagonista do seu cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cananda Kelli Silva Adriano, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira - Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós- graduanda em Urgência, Emergência e UTI Membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade em Saúde- GEVS Membro da linha de pesquisa em Saúde Cardiovascular COREN: 649.607 Vivências acadêmicas: Extensionista da Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança (2018.2). Extensionista do curso semestral de Extensão em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (2019.). Extensionista e Coordenadora de Ensino da Liga de Enfermagem em Cardiologia (2019.2 - 2020.1).

Ingrid Kelly Morais Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral - CE. Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde da Criança (LISCRI) (2018). da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) atuando como ligante no Hospital do Coração de Sobral (2019-2022). Monitora do módulo Mecanismos de Defesa e Enfrentamento no Processo Saúde-Doença (2019) e do Módulo Sistema Cardiovascular e Hematopoiético (2021) do Programa Institucional de Monitoria Voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atuou como bolsista voluntária do Programa de iniciação científica voluntária da UVA - PROVIC (2019) e Bolsista de Iniciação Científica PIC/PBPU (2021). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas à saúde do Adulto (GECESA) (2018-2020). Atualmente membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS) CNPq- UVA - Linha Cardiovascular.

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo PPCCLIS-UECE (2011). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela UECE (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2004). Atualmente, Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral - Ceará. Diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde - CCS-UVA. Professora colaboradora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF Nucleadora UVA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e estudos em Vulnerabilidade em Saúde (GEVS) CNPQ-UVA. Docente coordenadora da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) UVA.

Rebeca Sales Viana, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1991). Mestre em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Trás-dos Montes e Alto Douro, em Portugal. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, saúde bucal, enfermagem, educação, abordagens grupais e atenção básica. Poeta e membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras.

Maria Socorro Carneiro Linhares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1980), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA pela Universidade Federal do Ceará (2021). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Faz parte da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) como docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família - Nucleadora UVA. Atua nas linhas de pesquisa da Enfermagem e de Saúde Coletiva, com ênfase na vigilância à saúde, epidemiologia e controle de doenças transmissíveis.

Publicado

24-04-2023

Como Citar

1.
Silva Adriano CK, Morais Oliveira IK, de Azevedo Ponte Marques KM, Sales Viana R, Carneiro Linhares MS. QUIZICARDIO: TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 24º de abril de 2023 [citado 29º de maio de 2023];97(2):e023063. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1480

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL