VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA E SUPORTE SOCIAL DE PROTEÇÃO E ENFRENTAMENTO

Autores

  • José Lindemberg Bezerra da Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Arthur Alexandrino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Anne Jaquelyne Roque Barrêto Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva; Programa de Pósgraduação em Enfermagem; Universidade Federal da Paraíba.
  • Waleska de Brito Nunes Universidade Federal de Campina Grande; Unidade Acadêmica de Enfermagem
  • Matheus Figueiredo Nogueira Universidade Federal de Campina Grande; Unidade Acadêmica de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1558

Palavras-chave:

Idoso, Violência, Violência doméstica, Abuso de idosos

Resumo

Objetivos: Identificar os episódios de violência cometidas contra a pessoa idosa e conhecer as medidas de suporte social buscadas pelas pessoas idosas para o enfrentamento das situações de violência. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo de desenho qualitativo realizado na cidade de Araruna, estado da Paraíba, com seis pessoas idosas vítimas de violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e posteriormente submetidos à técnica da análise de conteúdo. Resultados: Foram    construídas    as    seguintes    categorias: Categoria 1 - Violências sofridas pelas pessoas idosas: evidenciaram-se episódios de violência física, psicológica e financeira, vivenciados principalmente no ambiente intrafamiliar e praticados por algum familiar próximo à vítima; Categoria 2 - O suporte sociofamiliar como mecanismo de proteção à violência: como medidas de suporte, observou-se que as pessoas idosas utilizaram o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) como a principal medida de apoio, a própria família e sociedade, em especial, o apoio dos vizinhos. Considerações finais: A fragilidade das medidas de proteção e controle da violência contra as pessoas idosas suscita o fortalecimento da vigilância à vida e aos seus direitos, integrado a processos de educação sobre as nuances da violência e instrução para denunciar e buscar mecanismos de proteção e suporte social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Figueiredo Nogueira, Universidade Federal de Campina Grande; Unidade Acadêmica de Enfermagem

Enfermeiro, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal -RN. Professor Adjunto IV do curso de Bacharelado em Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité –PB, Pós-Doutorando pela Logos University International.

Publicado

04-07-2023

Como Citar

1.
Lindemberg Bezerra da Costa J, Alexandrino A, Jaquelyne Roque Barrêto A, de Brito Nunes W, Figueiredo Nogueira M. VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA E SUPORTE SOCIAL DE PROTEÇÃO E ENFRENTAMENTO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 4º de julho de 2023 [citado 25º de setembro de 2023];97(3):e023121. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1558

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL