PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Carleone Vieira dos Santos Neto Must University https://orcid.org/0000-0003-4565-4924
  • Adriana Santos Coelho Lima Universidade Federal da Bahia
  • Beatriz Jacques Cardoso Rodrigues
  • Felipe de Jesus Souza Universidade Federal da Bahia
  • Rebeca Serra Soares Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-5066-6546
  • Marcus Ney Rodrigues Nunes Fernandes Peixoto Universidade Federal da Bahia
  • Theo Pires Santa Bárbara Universidade Federal da Bahia
  • Ester Almeida Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1599

Palavras-chave:

Educação em saúde;, Atenção Primária à Sáude, Reanimação Cardiopulmonar. Recém-Nascido. Cuidados de Enfermagem. Parada Cardiorrespiratória. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal., Enfermagem.Simulação. Educação em enfermagem..

Resumo

Objetivo geral: Relatar experiências de educação permanente em saúde em suporte básico de vida e de técnicas de punção venosa periférica para os profissionais de enfermagem numa unidade de saúde da família. Objetivo específicos: Atualizar os conhecimentos dos profissionais da unidade em Suporte básico de vida; Treinamento das técnicas de punção venosa periférica para a equipe de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo de relato de experiência, a partir das discussões de estudantes de Enfermagem no componente Estágio Curricular com o preceptor, a fim de traçar ações educativas para capacitar os profissionais de uma unidade de saúde da família na cidade de Salvador, Bahia. As discussões ocorreram na unidade durante o período de estágio, que teve início em agosto de 2022. Resultados: As lacunas apresentadas pelos profissionais foram: para toda a unidade, conhecimento no Suporte Básico de Vida e para a equipe de técnicos de enfermagem, a punção venosa periférica. Considerações Finais: As ações de capacitação foram exitosas e contribuíram positivamente para o exercício dos profissionais da unidade, reforçando a importância de atividades de atualização e de treinamentos periódicos sobre temas relevantes para a prática no serviço de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carleone Vieira dos Santos Neto, Must University

Mestre em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University. Especialista em Urgência, Emergência e UTI pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC BA) e Saúde da Família pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Pedagogo formado pela Faculdade Santa Fé. Atualmente atuo como enfermeiro de Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Salvador e Preceptor de estágio da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

27-03-2023

Como Citar

1.
dos Santos Neto CV, Santos Coelho Lima A, Jacques Cardoso Rodrigues B, de Jesus Souza F, Serra Soares R, Rodrigues Nunes Fernandes Peixoto MN, Pires Santa Bárbara T, Almeida Souza E. PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 21º de fevereiro de 2024];97(1):e023035. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1599

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL