UMA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL: POTENCIALIDADES DO MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Rosangela Alves Almeida Bastos, Universidade Federal da Paraíba
  • Marta Mirim Lopes Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Ronny Anderson de Oliveira Cruz Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-6443-7779
  • Francisca das Chagas Alves de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Alana Vieira Lordão Universidade Federal da Paraíba
  • Felipe Clementino Gomes Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-5719-8041

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1750

Palavras-chave:

Enfermagem, Pesquisa, Processo de Enfermegem, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Relatar as potencialidades da pesquisa convergente assistencial para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma Unidade de Pronto Atendimento. Método: Trata-se de um relato de experiência do processo de implementação da sistematização da assistência de enfermagem que utilizou o método da Pesquisa Convergente Assistencial em uma Unidade de Pronto Atendimento com vistas a atender a legislação em Enfermagem, promover mudanças e qualificar o cuidado e assim, corroborar para inserção de inovações nas práticas de saúde fortalecendo o saber e o fazer da equipe de Enfermagem. Resultados: Após discussões coletivas com todos os atores envolvidos e a realização de oficinas para capacitar acerca da temática, os enfermeiros puderam repensar e reconstruir competências. Foi possível identificar as possíveis nuances que dificultavam a implementação das práticas assistenciais por meio do Processo de Enfermagem, bem como reforçar estratégias de motivação, conscientização e contribuições consideráveis no que concerne à qualificação do cuidado, uma vez que a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem contribui para o reconhecimento profissional, crescimento e solidificação da Enfermagem enquanto ciência. Considerações Finais: A Pesquisa Convergente Assistencial permiti mudanças na prática assistencial em saúde, mantendo durante o processo uma estreita relação entre pesquisa e assistência com o propósito de encontrar alternativas para solucionar problemas e introduzir inovações no contexto da prática em que se faz utilização do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Alves Almeida Bastos, , Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, enfermeira assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley-EBSERH, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Marta Mirim Lopes Costa, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba, Doutora em Sociologia Pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, Docente da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Ronny Anderson de Oliveira Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorando em Enfermagem Pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, Docente do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Francisca das Chagas Alves de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba, Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade  Federal  da  Paraíba, enfermeira assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley-EBSERH,  João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Felipe Clementino Gomes, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeiro pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrando em Gerontologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da Universidade Federal da  Paraíba, enfermeiro assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley-EBSERH,  João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado

05-05-2023

Como Citar

1.
Alves Almeida Bastos, R, Mirim Lopes Costa M, Anderson de Oliveira Cruz R, das Chagas Alves de Almeida F, Vieira Lordão A, Clementino Gomes F. UMA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL: POTENCIALIDADES DO MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 5º de maio de 2023 [citado 29º de maio de 2023];97(2):e023073. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1750