Análise histórica de diagnósticos de enfermagem relacionados a feridas e lesões de pele

Historical analysis of nursing diagnoses related to wounds and skin lesions

  • Francisca Graslânia Félix e Sousa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
  • Vanessa Aguiar Ponte Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
  • Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Alan Sidney Jacinto Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
  • Lívia Moreira Barros Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
  • Thiago Moura Araújo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
Palavras-chave: Ferimentos e lesões; Diagnóstico de Enfermagem; Assistência de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar historicamente mudanças nos diagnósticos de enfermagem relacionados às feridas e lesões de pele. Método: Pesquisa documental, realizada de abril de 2017 a abril de 2019. Fizeram parte da amostra os diagnósticos de enfermagem: Integridade da Pele Prejudicada, risco da Integridade da Pele Prejudicada, Integridade Tissular Prejudicada, Risco da Integridade Tissular Prejudicada, Risco de Lesão por Pressão da Taxonomia II da NANDA de 2001 a 2018. Resultado: A principal mudança foi nas características definidoras de Integridade da pele prejudicada. A definição de Risco da integridade da pele prejudicada passou por quatro mudanças. O diagnóstico Integridade tissular prejudicada modificou a definição e fatores relacionados. Houve alteração no diagnóstico Risco de Úlcera por pressão para Risco de lesão por pressão. Conclusão: As mudanças em terminologias e acréscimo de informações nos diagnósticos foram realizadas no intuito de favorecer a sistematização da assistência de enfermagem e fomentar a melhor identificação dos diagnósticos.

Publicado
2019-12-24
Como Citar
E SOUSA, F. G.; PONTE, V.; BRANDÃO, M. G. S.; SILVA, A. S.; BARROS, L.; ARAÚJO, T. Análise histórica de diagnósticos de enfermagem relacionados a feridas e lesões de pele. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 90, n. 28, 24 dez. 2019.