Perfil clínico e terapêutico de pacientes internados com úlceras de membros inferiores

Clinical and therapeutic profile of patients insid with ulcers of inferior members

  • Antônio Belmiro Peixôto Júnior
  • Alana Tamar Oliveira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Matheus Figueiredo Nogueira Universidade Federal de Campina Grande
  • Lidiane Lima de Andrade Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Perfil de saúde, Úlcera da perna, Ferimentos e lesões, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes internados com úlceras de membros inferiores em um hospital escola; identificar os principais procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados para o tratamento desses pacientes e relacionar os fatores de risco e as complicações encontradas nessas feridas. Método: Trata-se de uma pesquisa documental-descritiva, com abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital escola, no município de Campina Grande-PB, por meio da análise de prontuários de pacientes que estiveram internados nas clínicas médicas, no período de junho de 2012 a março de 2017. Os critérios de inclusão foram prontuários com pacientes acima de 18 anos e com úlceras de membros inferiores. Resultados: A população contemplou 168 prontuários dos quais apenas 53 serviram para análise. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva e inferencial pelo Teste Exato de Fisher. Conclusão: A média de idade foi de 61.55 anos, a maioria dos participantes eram homens, pardos, casados, com ensino fundamental incompleto, aposentados e hipertensos. Houve uso de fármacos em 100% dos pacientes e significância na associação das complicações sobrepeso com necrose (0,044), sexo com odor (0,043) e raça com amputação (0,040). Espera-se que a presente pesquisa sirva de norte para outros pesquisadores e no subsidio de uma melhor assistência.

Biografia do Autor

Antônio Belmiro Peixôto Júnior

Enfermeiro pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor do Instituto Técnico do Brasil, campus Assú-RN. Plantonista do Hospital Rosália Gondim de Melo, Paraú-RN.

Alana Tamar Oliveira de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFPB. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Matheus Figueiredo Nogueira, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeiro. Doutor em Saúde Coletiva pela UFRN. Professsor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Lidiane Lima de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFPB. professora Adjunta da Universidade federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Publicado
2020-06-29
Como Citar
1.
Peixôto Júnior A, Oliveira de Sousa A, Nogueira M, Andrade L. Perfil clínico e terapêutico de pacientes internados com úlceras de membros inferiores. REAID [Internet]. 29jun.2020 [citado 27out.2020];92(30). Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/613