Terapia fotodinâmica no tratamento de feridas infectadas nos pés de pessoas com diabetes mellitus: síntese de boas evidências

Photodynamic therapy in the treatment of infected wounds on the feet of people with diabetes mellitus

  • Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão UNILAB
  • Maria Aline Moreira Ximenes
  • Gabriela Silva Cruz
  • Erika Helena Salles Brito
  • Vivian Saraiva Veras
  • Lívia Moreira Barros
  • Thiago Moura Araújo
Palavras-chave: Terapia a Laser; Terapia Fotodinâmica; Pé Diabético; Cicatrização; Estresse Oxidativo; Microbiologia.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura as implicações da terapia fotodinâmica no progresso tecidual e infiltrado infeccioso de feridas nos pés de pessoas com diabetes mellitus. Método:  Trata-se de revisão sistemática realizada no período compreendido entre janeiro e fevereiro de 2020, nas bases de dados Pubmed, Scielo, Cochrane, BDENF e LILACS, por meio dos descritores do DECs: “Terapia Fotodinâmica” and “Pé diabético” e MeSH: “Photodynamic therapy” and “Diabetic foot”. Foram incluídos cinco artigos que atenderam aos critérios de elegibilidade. Resultados: A partir da análise dos resultados, observou-se que os estudos conduzidos com terapia fotodinâmica em feridas infectadas nos pés de pessoas com diabetes mellitus obtiveram diferenças estatisticamente significantes no que tangue ao progresso no reparo tecidual, o que permeou sucesso significativo na redução da necessidade de amputação de membros inferiores. Houve redução estatisticamente significativa do infiltrado infeccioso das feridas, coadjuvando com o avanço na reparação tecidual. Conclusão: A terapia fotodinâmica antimicrobiana impulsiona diferenças significativas no progresso tecidual de feridas nos pés de pessoas com diabetes mellitus, mediante redução estatisticamente significativa no infiltrado infeccioso após a terapêutica.

Biografia do Autor

Lívia Moreira Barros

 

 

Thiago Moura Araújo

 

 

Publicado
2020-06-30
Como Citar
BRANDÃO, M. G. S.; XIMENES, M. A.; CRUZ, G.; BRITO, E. H.; VERAS, V.; BARROS, L.; ARAÚJO, T. Terapia fotodinâmica no tratamento de feridas infectadas nos pés de pessoas com diabetes mellitus: síntese de boas evidências. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 92, n. 30, 30 jun. 2020.