Adoção de transferência e intercambio de conhecimento para o cuidado de enfermagem a pessoa com doença de Parkinson

Adoption of knowledge transfer and exchange for nursing care for people with Parkinson's disease

Palavras-chave: Doença de Parkinson; Enfermagem; Prática clínica baseada na evidência; Pesquisa médica translacional; Enfermagem Baseada em Evidências.

Resumo

Objetivo: identificar na literatura a adoção de transferência e intercâmbio de conhecimento para o cuidado de enfermagem a pessoa com doença de Parkinson. Método: Revisão integrativa realizada nas bases de dados: Public Medline, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Web of Science, SciVerse Scopus, Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde, e Scientific Electronic Library Online, sem recorte temporal pré-estabelecido, em português, inglês e espanhol. Utilizou-se dos termos “Doença de Parkinson”, “Enfermagem”, “Prática Clínica Baseada na Evidência”, que foram combinados com os operadores booleanos “AND”, “OR” e “NOT”. Resultados: 16 estudos sobre melhores práticas de enfermagem desenvolvidas para as pessoas que vivem com doença de Parkinson e ou seus familiares foram elegíveis para inclusão neste estudo. Esta revisão identificou que a adoção de práticas baseada em evidências por enfermeiros no cuidado a pessoa com doença de Parkinson envolve elaboração de diretrizes e protocolos de cuidado, mútua ação com a equipe multiprofissional e engajamento do paciente e seus familiares no processo de viver com a doença. Conclusão: As estratégias de enfermagem demonstraram-se eficazes para o cuidado das pessoas com doença de Parkinson e, possuem potencial para serem implementadas na realidade brasileira.

Biografia do Autor

Angela Maria Alvarez, Universidade de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do  Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas (GESPI/PEN/UFSC)

Rafaela Vivian Valcarenghi

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Universidade de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).  Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI).

Rafaela Baptista, Universidade de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado
2020-06-29
Como Citar
NUNES, S.; ALVAREZ, A.; VALCARENGHI, R.; COSTA, M. F.; BAPTISTA, R. Adoção de transferência e intercambio de conhecimento para o cuidado de enfermagem a pessoa com doença de Parkinson. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 92, n. 30, 29 jun. 2020.