A Importância Das Anotações De Enfermagem Em Prontuários De Pacientes Hospitalizados Segundo A Equipe De Enfermagem.

The importance of nursing notes in hospitalized patient readers according to the nursing team.

Palavras-chave: Enfermagem; Registros de Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Equipe de enfermagem; Quali-dade da assistência à saúde.

Resumo

Introdução: A anotação de enfermagem é um indicador que auxilia avaliar a qualidade dos cuidados prestados, quando existe a presença de baixos índices de preenchimento completo das anotações, pode apresentar um prejuízo a continuidade do cuidado e a legitimação do trabalho da equipe de enfermagem. Objetivo:  Compreender e descrever a importância das anotações de enfermagem no prontuário do paciente hospitalizado segundo os relatos da equipe de enfermagem. Métodos: Estudo qualitativo, não experimental, exploratório descritivo transversal realizado através entrevista semiestruturada gravada com os profissionais de enfermagem de um hospital do interior paulista. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista organizada pela técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Resultados: Participaram do estudo 15 profissionais de enfermagem. Após análise das entrevistas formou-se três categorias: Anotações de enfermagem como respaldo para a equipe de enfermagem e conhecimento acerca dos cuidados e evolução do paciente; Momentos para realizar as anotações de enfermagem; Dificuldade para realização das anotações de enfermagem. Conclusão: Com a pesquisa foi possível compreender sobre a importância das anotações de enfermagem em prontuário de paciente hospitalizados a partir da visão da equipe de enfermagem, no entanto na prática ainda existem desafios que dificultam a realização efetiva dos registros.

Biografia do Autor

Leonardo de Andrade Macedo, Universidade Paulista - UNIP

Enfermeiro pela Universidade Paulista (UNIP) ORCID ID http://orcid.org/0000-0002-9693-6828

Vinicius de Lima Lovadini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- FMVA

Enfermeiro pela Universidade Paulista (UNIP) Araçatuba. Mestre em Ciência Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FMVA) Araçatuba, SP, Brasil. Especialização em andamento em Saúde Pública pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) ORCID ID https://orcid.org/0000-0001-9066-2160

Sabrina Ramires Sakamoto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- FMB

Enfermeira, Mestra em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FMB). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Botucatu). ORCID ID https://orcid.org/0000-0003-0189-7043

Publicado
2020-06-30
Como Citar
MACEDO, L.; LOVADINI, V.; SAKAMOTO, S. A Importância Das Anotações De Enfermagem Em Prontuários De Pacientes Hospitalizados Segundo A Equipe De Enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 92, n. 30, 30 jun. 2020.