OS PRODUTOS NATURAIS NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM AMBIENTE HOSPITALAR

PRÁTICAS E SABERES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.

  • Ellen Rodrigues Juvino Universidade Federal de Campina Grande
  • Saulo Rios Mariz Universidade Federal de Campina Grande
  • Lidiany Galdino Félix Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Fitoterapia, Plantas Medicinais, Cicatrização de Feridas, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar práticas e saberes sobre o uso de medicamentos de origem vegetal no processo de cicatrização de feridas entre os profissionais de enfermagem de um hospital universitário. Metodologia: estudo transversal do tipo exploratório e descritivo, quantitativo no qual foram entrevistados 40 profissionais no período de fevereiro a agosto de 2019. Resultados: a maioria absoluta (90%) dos entrevistados, respondeu que não utiliza plantas medicinais no processo de cicatrização de feridas; além disso, não possuem conhecimento sobre a temática pesquisada. Mais da metade dos entrevistados (62%), não teve formação em fitoterapia durante a graduação; mesmo assim, uma proporção ainda maior (87%) tem interesse em aprimorar os conhecimentos nesse assunto. Quase a totalidade dos sujeitos de pesquisa (95%) acha importante o uso de produtos naturais no processo de cicatrização de feridas. Conclusão: os profissionais de enfermagem entrevistados não possuem conhecimento adequado acerca do uso de produtos naturais no processo de cicatrização de feridas, mas reconhecem a necessidade e demonstram interesse em capacitações nesse tema.

Biografia do Autor

Ellen Rodrigues Juvino, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Enfermagem pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade Federal de Campina Grande (CCBS-UFCG).

Saulo Rios Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Docente. Doutor em Farmacologia de Produtos Naturais. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexões e Saberes / Fitoterapia. Centro de Ciência Biólogicas e da Saúde - Universidade Federal de Campina Grande (CCBS-UFCG).

Lidiany Galdino Félix, Universidade Federal de Campina Grande

Docente. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (NUPESEN/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas no Tratamento de Feridas (GEPEFE/UFPB). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade Federal de Campina Grande (CCBS-UFCG).

Publicado
2021-04-02
Como Citar
1.
Juvino E, Mariz S, Félix L. OS PRODUTOS NATURAIS NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM AMBIENTE HOSPITALAR. REAID [Internet]. 2abr.2021 [citado 16abr.2021];95(34):e-21049. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/791
Seção
ARTIGO ORIGINAL