Processo de trabalho e gestão da produção de máscaras e aventais na pandemia do SARS-CoV-2

Palavras-chave: Equipamento de proteção individual. Estudantes de Enfermagem. Infecções por Coronavírus. Fluxo de Trabalho. Administração de Linha de Produção.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem, em estágio supervisionado, quanto à gestão e liderança dos processos de trabalho e de recursos de uma unidade de produção de equipamentos de proteção individual durante a pandemia do SARS-CoV-2. Metodologia: Relato de experiência de um estágio curricular obrigatório desenvolvido em uma cidade do Centro-Oeste do Brasil, no ano de 2020. Resultados: Tal trabalho baseou-se nos aspectos vivenciados pelos discentes, durante um período de cinco meses. Os resultados foram organizados em três perspectivas, sendo essas a contextualização do Projeto EPI-UFG, a análise da gestão em conjunto com o processo de trabalho e de recurso e as ações interprofissionais no desenvolvimento de máscaras de proteção descartáveis e aventais. Conclusão: Notou-se a indissociabilidade da gestão frente aos processos de trabalho e recursos, concomitantemente com a importância da enfermagem atuante nas diversas frentes de ocupação, além de demonstrar as habilidades desenvolvidas pelos discentes no projeto em questão.

Biografia do Autor

Kamyla Costa Oliveira, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Gabrielly Stefany Loiola Cabral, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Bruna Pires Cardoso, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Katiane Martins Mendonça, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem

Doutora. Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Heliny Carneiro Cunha Neves, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Profª Drª da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (NEPIH).

Luana Cássia Miranda Ribeiro, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem

Doutora. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás.

Publicado
2020-09-15
Como Citar
1.
Oliveira K, Cabral G, Cardoso B, Hoelzel C, Mendonça K, Neves H, Ribeiro L. Processo de trabalho e gestão da produção de máscaras e aventais na pandemia do SARS-CoV-2. REAID [Internet]. 15set.2020 [citado 16maio2021];93:e-20014. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/866
Seção
RELATOS