Assistência de saúde a deficientes físicos e audiovisuais na atenção básica

  • Francinalda Pinheiro Santos Instituto de Ensino Superior Múltiplo
  • Maria Luzimeiro da Silva Pires
  • Andreia Alves de Sena Silva Universidade Federal do Piauí
  • Tatyanne Silva Rodrigues Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Pessoas com Deficiência; Pessoas com Deficiência Visual; Pessoas com Deficiência Auditiva; Assistência à Saúde.

Resumo

Objetivos: Conhecer a assistência prestada na Atenção Básica pela equipe de saúde à pessoa com deficiência física e audiovisual. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, através de entrevistas a 20 profissionais da atenção básica. Os dados, após coletados, foram transcritos em software apropriado (IRAMUTEQ). Resultados: A partir da análise dos resultados emergiram quatro categorias que foram discutidas: acolhimento da atenção básica à pessoa com deficiência; foco do atendimento à pessoa com deficiência; dificuldades dos profissionais no atendimento à pessoa com deficiência; atendimento na atenção básica às pessoas com deficiência: opinião dos profissionais. Considerações finais: Entende-se que na assistência prestada às pessoas com deficiência, no âmbito da atenção básica, faz-se necessária uma qualificação profissional para melhor atender esta clientela. O qual foi evidenciado pelos trabalhadores que demonstraram insegurança e falta de aptidão no ato da interação com a situação da deficiência, principalmente no aspecto comunicativo com a população surda e estrutura física inadequada. Apesar das políticas públicas existentes, este ainda é um campo desconhecido para os profissionais da atenção básica.  

Publicado
2021-04-12
Como Citar
1.
Santos F, Pires ML, Silva A, Rodrigues T. Assistência de saúde a deficientes físicos e audiovisuais na atenção básica. REAID [Internet]. 12abr.2021 [citado 16maio2021];95(34):e-21056. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/890
Seção
ARTIGO ORIGINAL