A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA QUALIFICADA NO CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.933

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Acolhimento, Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Relação Paciente-Enfermeiro

Resumo

OBJETIVO: descrever, de acordo com a literatura, a importância da escuta qualificada realizada pelo enfermeiro no cuidado clínico com o paciente acometido pelo câncer. METODOLOGIA: revisão integrativa, com busca de estudos produzidos e devidamente publicados entre 2015 e 2020, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Periódicos Capes e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), com os descritores controlados em português, em inglês e em espanhol. Também, foram acrescentados seis artigos a partir da busca manual no Google Achademics. A análise de conteúdo foi realizada a partir da identificação dos focos temáticos de onze artigos selecionados. RESULTADOS: identificaram-se três categorias: a busca por apoio e conforto no enfermeiro feita pela pessoa com câncer; capacitação e perfil profissional do enfermeiro que atua sobre as demandas clínicas oncológicas de seus pacientes; fatores capazes de dificultar e qualificar a escuta no cuidado clínico de enfermagem. CONCLUSÃO: a literatura evidenciou que a escuta é indispensável e deve ser adotada de forma qualificada na rotina de atuação do enfermeiro que atende pacientes oncológicos. Observou-se que a partir dessa adoção surge desse profissional um mediador redutor de incertezas e de angústias, deixando o cuidado clínico mais confortável e aceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Martins Gomes de Oliveira, Mestre, Professora do curso de Enfermagem (Unip, campus Brasília-DF)

Doutoranda em Enfermagem (UnB). Mestra em Enfermagem (UnB). Especialista em Estomaterapia (UnB). Enfermeira (UnB). Professora do curso de Enfermagem (Unip, campus Brasília-DF) e Professora Substituta do Curso de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB).

Maria Luiza Rêgo Bezerra, Mestra, Professora do curso de Enfermagem (Unip, campus Brasília-DF)

Doutoranda em Bioética (UnB). Mestra em Enfermagem (UnB). Especialista em Gestão em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família (INESPO). Enfermeira (UFMA). Professora do curso de Enfermagem (Unip, campus Brasília-DF)

Andrey Hudson Interaminense Mendes de Araújo, Mestre, Professor do curso de Enfermagem (Unip, campus Brasília-DF)

Mestre em Ciência e Tecnolgoias em Saúde – UnB. Especialista em Saúde da Família (UNESA). Enfermeiro – UnB. Professor do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista – campus Brasília.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

1.
Passos BS, Oliveira TMG de, Bezerra MLR, Araújo AHIM de. A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA QUALIFICADA NO CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 9º de dezembro de 2020 [citado 30º de janeiro de 2023];94(32):e-020075. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/933

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO