Desafios vivenciados pela equipe de atendimento pré-hospitalar

  • Francisco Nalécio Costa Faculdade Santa Maria
  • Krysnah Allen da Silva Melo Faculdade Santa Maria
  • Talina Carla Silva Silva Faculdade Santa Maria
  • Jaqueline Fernandes Ribeiro Faculdade Santa Maria
  • Josefa Mayara Figueiredo Andrade Faculdade Santa Maria
Palavras-chave: Assistência pré-hospitalar Ambiente de trabalho. Serviços médicos de emergência. Prática profissional., Prehospital care. Work environment. Emergency medical services. Professional practice.

Resumo

Introdução: O atendimento pré-hospitalar (APH), segundo o Ministério da Saúde, é definido como a assistência prestada em um primeiro nível de atenção a quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar. Porém, há entraves que dificultam a realização eficaz desse serviço como problemas relacionados ao deslocamento da ambulância, a chegada ao local da ocorrência, bem como, dificuldades durante o transporte e na chegada ao hospital. Objetivo: identificar na literatura as dificuldades vivenciadas pelos profissionais no atendimento pré-hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa, realizada em bases de dados Scielo e Lilacs, através dos descritores: assistência pré-hospitalar, ambiente de trabalho, serviços médicos de emergência, prática profissional. A busca resultou em 34 artigos, que após os critérios de inclusão: estudos científicos na íntegra, em língua portuguesa, publicados entre 2013 a 2017, de acesso livre e gratuito e que atendesse a temática, foram excluídos os que não atendiam a esses critérios, após o refinamento a pesquisa foi realizada com 03 artigos. Resultados: Fica evidente que a equipe de APH já no seu contexto laboral está exposta a riscos que favorece ao adoecimento, pois as condições de trabalho trazem locais arriscados de atuação, demandas psicológicas intensas, sobrecarga de trabalho, insatisfação e recursos insuficientes na maioria dos serviços.  Conclusão: constatou-se a necessidade de buscar soluções para minimizar as dificuldades que a equipe vivência no seu cotiando, pois requer novas visões e perspectivas que possam garantir um ambiente laboral favorável e uma boa saúde do trabalhador, consequentemente uma melhor assistência.

Biografia do Autor

Talina Carla Silva Silva, Faculdade Santa Maria

 

Jaqueline Fernandes Ribeiro, Faculdade Santa Maria

 

 

Josefa Mayara Figueiredo Andrade, Faculdade Santa Maria

 

 

Publicado
2021-06-07
Como Citar
1.
Costa F, Melo K, Silva TC, Ribeiro J, Andrade JM. Desafios vivenciados pela equipe de atendimento pré-hospitalar. REAID [Internet]. 7jun.2021 [citado 14jun.2021];95(34):e-21088. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/954
Seção
ARTIGO DE REVISÃO