EVENTOS ADVERSOS E O CUIDADO SEGURO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Palavras-chave: Eventos Adversos, Atenção Primária à Saúde, Segurança do Paciente, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Mapear o que a produção científica aborda sobre eventos adversos relacionados à prática profissional de enfermagem brasileira na atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde, através dos descritores “Eventos adversos”, “Segurança do paciente”, “Enfermagem” e “Atenção Primária à Saúde”, de janeiro de 2011 à setembro de 2020. Das 675 publicações elegíveis analisadas, dez foram incluídas por atender ao objetivo. Resultados: Da análise dos artigos emergiram quatro categorias, a saber: Tipos de eventos adversos; Fatores relacionados aos eventos adversos; Notificação de eventos adversos; Estratégias de Gestão frente aos eventos adversos.  Conclusão: Os eventos adversos estão presentes na atenção primária à saúde e sua notificação deve ser reforçada. Faz-se necessário investir em estratégias de gestão, apoiar a capacitação profissional, a comunicação efetiva e a cultura de segurança do paciente para minimizar os eventos adversos que permeiam a assistência à saúde.

Biografia do Autor

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Oncologia e Uniprofissional em Enfermagem em Urgência e Emergência da Associação Lenoir Vargas Ferreira.

Bruna Carine Heinrichs, Universidade do Contestado - UnC

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Universidade do Contestado - UnC Concórdia

Ana Maria Cisotto Weihermann, Universidade do Contestado - UnC

Mestre em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade do Contestado (UnC).

Publicado
2021-04-14
Como Citar
1.
Ascari R, Heinrichs B, Weihermann AM. EVENTOS ADVERSOS E O CUIDADO SEGURO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. REAID [Internet]. 14abr.2021 [citado 16maio2021];95(34):e-21048. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/961
Seção
ARTIGO DE REVISÃO