PREVENÇÃO DE NEOPLASIAS DO COLO DO ÚTERO

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENFERMEIRAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação em Saúde. Humanização da Assistência. Saúde da Mulher. Neoplasias do colo do útero.

Resumo

As equipes de Atenção Primária à Saúde têm entre suas atribuições ações de controle ao câncer do colo do útero. Esta pesquisa analisou as concepções e práticas de enfermeiras da Estratégia Saúde da Família (ESF) de um município de pequeno porte, no que tange ao atendimento às mulheres e às ações de prevenção do câncer do colo do útero. Participaram oito enfermeiras, que foram entrevistadas individualmente e observadas em atendimentos às usuárias. Os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e os quantitativos por estatística descritiva. Os resultados indicaram que a ESF é um dispositivo relevante para a vinculação entre as usuárias e a equipe de saúde, com destaque para o papel das agentes comunitárias na busca ativa das mulheres. Todavia, constataram-se lacunas no conhecimento e nas práticas das enfermeiras no que tange à técnica de coleta. Também se evidenciou escassez de ações de prevenção junto à comunidade. Percebeu-se a necessidade de investimento na formação dos profissionais para a qualificação do cuidado e enfrentamento desta condição de saúde da população feminina.

Publicado
2021-05-19
Como Citar
1.
Coneglian Facco R, Mugnai Vieira C, Pio D, Nonato A. PREVENÇÃO DE NEOPLASIAS DO COLO DO ÚTERO. REAID [Internet]. 19maio2021 [citado 14jun.2021];95(34):e-21077. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/972
Seção
ARTIGO ORIGINAL