Perfil epidemiológico, clínico e terapêutico de pacientes em pós-operatório de estomas de alimentação

  • Rizocele da Silva Souza UFCG
  • Alana Tamar Oliveira Sousa Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Karla Karolline Barreto Cardins Universidade Estadual da Paraíba-UFPB
  • Edlene Régis Silva Pimentel Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
Palavras-chave: Estomas Cirúrgicos-Gastrostomia-Jejunostomia-Cuidados de enfermagem-Complicações Pós-Operatórias-Estomaterapia.

Resumo

Objetivos: Descrever o perfil sociodemográfico, clínico e terapêutico de pacientes em pós-operatório de estomas de alimentação de um hospital escola. Específicos: Caracterizar os pacientes conforme dados sociodemográficos; identificar as principais indicações, técnica operatória utilizada, tipos de sondas empregadas e dietas em pacientes em pós-operatório de estomas de alimentação; reconhecer as complicações pós-operatórias e o desfecho de pacientes submetidos a estomas de alimentação. Métodos: Estudo documental-descritivo, com abordagem quantitativa, realizada num hospital escola. Os dados foram analisados a partir do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 21.0. Foram obtidas distribuições absolutas e percentis e as medidas estatísticas médias e desvio padrão de técnicas de estatística descritiva. Resultados: O público da amostra era composto na maioria por homens, aposentados e agricultores, residentes na zona urbana, com renda per capita baixa, ex-etilistas e ex-tabagistas, tendo indicação da gastro/jejunostomia para suporte nutricional. As complicações pós-operatórias foram tanto locais quanto sistêmicas; com tempo internação prolongados, porém com desfecho para alta hospitalar. Conclusão: Os pacientes apresentaram inúmeras complicações pós-operatórias, de origem multifatorial.

Biografia do Autor

Alana Tamar Oliveira Sousa, Universidade Federal da Paraíba-UFPB
 

 

Publicado
2021-04-02
Como Citar
1.
Souza R, Sousa AT, Cardins KK, Pimentel E. Perfil epidemiológico, clínico e terapêutico de pacientes em pós-operatório de estomas de alimentação. REAID [Internet]. 2abr.2021 [citado 16abr.2021];95(34):e-21047. Available from: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/999
Seção
ARTIGO ORIGINAL