Categoria dos Manuscritos

EDITORIAL

Serão realizados a convite. O texto não deve ultrapassar 1.000 palavras, excluídas referências e ilustrações. O número total de ilustrações é 1, e as referências bibliográficas não devem exceder 12.

ARTIGOS ORIGINAIS:

Resultado de pesquisa. Deve limitar-se a 6000 palavras (excluindo resumo, referências, tabelas e figuras).

ARTIGOS DE REVISÃO (SISTEMÁTICA OU INTEGRATIVA)

Estudo que reúne de maneira crítica e ordenada resultados de pesquisas a respeito de um tema específico, aprofunda o conhecimento sobre o objeto da investigação. Devem ser sustentados por padrões de excelência científica e responder à pergunta de relevância para a enfermagem e/ou outras áreas da saúde. Dentre os métodos utilizados estão: metanálise, revisão sistemática e revisão integrativa. Deve limitar-se a 4000 palavras (excluindo resumo, referências, tabelas e figuras). As referências deverão ser atuais em número mínimo de 30.

ARTIGO DE REFLEXÃO

São textos reflexivos de especial relevância que trazem contribuições à evolução do pensamento e conhecimento em Enfermagem e Saúde. Deve limitar-se a 6000 palavras.

ARTIGO DE COMUNICAÇÃO BREVE

Objetiva mostrar a estrutura, o processo e os resultados de trabalhos e estudos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento.

RELATOS

Descrições de intervenções, experiências ou casos abrangendo a atenção em saúde, em Enfermagem, Educação em Saúde e suas interdisciplinaridades. Devem conter introdução, descrição da experiência, discussão e conclusão. Deve limitar-se a 6000 palavras.

NOTA PRÉVIA

Resumos de trabalho de conclusão de curso, dissertações ou teses. Deve ser escrito na forma de resumo expandido estruturado contendo Introdução, Objetivos, Métodos e Resultados    Esperados. Deve limitar-se a 1000 palavras (excluindo referências).

CARTAS AO EDITOR

São sempre altamente estimuladas. Em princípio, devem comentar discutir ou criticar artigos publicados na Revista, mas também podem versar sobre outros temas de interesse geral. Recomenda-se tamanho máximo 1000 palavras, incluindo referências bibliográficas, que não devem exceder a seis (6) referências. Sempre que possível, uma resposta dos autores será publicada junto com a carta.